CURIOSIDADES BIBLICAS
1 - O Antigo Testamento foi escrito em hebraico, com exceção de algumas passagens em Esdras, Jeremias e Daniel que foram escritas em aramaico.
2 - Martinho Lutero foi o primeiro tradutor da Bíblia para a língua do povo alemão
3 - O Livro mais antigo da Bíblia não é o Gênesis, mas Jô. Acredita-se que foi escrito por Moisés, quando esteve no deserto.
4 - A Bíblia contém 1189 capítulos e 31102 versículos.
5 - Ester 8:9 é o maior versículo da Bíblia.
6 - No livro de Ester e no livro de Cantares não se encontra a palavra Deus
7 - Há 3573 promessas na Bíblia.
8 - O livro de Isaías assemelha-se a uma pequena Bíblia: contém 66 capítulos; os primeiros 39 falam da história passada, e os 27 restantes apresentam promessas do futuro.
9 - Dos quatro evangelistas só dois andaram com Jesus; Marcos e Lucas não foram seus discípulos.
10 - Todos os versos do Salmo 136 terminam com o mesmo estribilho: “Porque a Sua misericórdia dura para sempre.”
11 - O profeta que veio depois de Malaquias foi João Batista.
12 - Judas foi o único dos doze apóstolos que não era Galileu.
13 - Matusalém, o homem mais velho da Bíblia, morreu antes de seu pai, Enoque, que ascendeu ao Céu.
14 - Ló era o pai de Moabe e Bem-ami, e também o avô dos dois porque “as duas filhas de Ló conceberam do próprio pai”. (Gen. 19:36-38)
15 - A única idade de mulher que se menciona na Bíblia é a de Sara (Gên. 23:1)
16 - Além de Jesus, Elias e Moisés foram os únicos homens que jejuaram 40 dias e 40 noites. (I Reis 19:8 e Deut. 9:9)
17 - A arca de Noé tinha três andares. (Gên. 6:16)A arca de Noé tinha três andares. (Gên. 6:16)
18 - O Salmo 119 é o mais longo da Bíblia, é um acróstico. Os 176 versículos acham-se divididos em 22 seções de oito versos cada uma, correspondendo a cada uma das letras do alfabeto hebraico.
19 - Em Gate houve um homem de grande estatura, que tinha 6 dedos em cada mão e em cada pé. (II Samuel 21:20)
20 - Elias teve o privilégio de comer uma refeição preparada por um anjo.
21 - Noé tinha 600 anos quando terminou a arca
22 - Judas vendeu a Jesus por 30 moedas de prata, equivalentes a uns 20 dólares.
23 - Tiago, filho de Zebedeu, foi o primeiro dos apóstolos a morrer por sua fé. Foi decapitado a espada por ordem do rei Herodes Agripa I, por volta do ano 44 de nossa era.
24 - Paulo, o grande apóstolo dos gentios, foi decapitado em Roma por ordem do tirano Nero.
25 - Em I Samuel 17:18, o queijo é mencionado pela primeira vez na Bíblia.
26 - Salmo 117 é o capítulo mais curto da Bíblia
27 - O Versículo que se encontra no centro da Bíblia está em Salmo 118:8O
28 - Os livros da Bíblia que tem apenas 1 capítulo são: Obadias, Filemom, II João, III João e Judas.
29 - Os livros da Bíblia que terminam com um ponto de interrogação são: Lamentações, Jonas e Naum.
30 - O menor livro da Bíblia é II João (possui somente 13 versículos).
31 - O maior livro da Bíblia é Salmos (possui 150 capítulos).
32 - O menor capítulo da Bíblia é Salmo 117 (possui 2 versículos).
33 - O maior versículo da Bíblia é Ester 8-9 (possui 415 caracteres).
34 - O primeiro bígamo citado na Bíblia foi Lameque e os nomes das esposas eram Ada e Zilá. Gênesis 4-19.
35 - As 4 cidades mencionadas na Bíblia que foram destruídas por causa da ira de Deus
R: Sodoma, Gomorra, Admá e Zeboim. Deuteronômio 29-23.
“Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho. Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir, e estar com Cristo, porque isto é ainda melhor”.
Fp 1.21,23

Sera que a Biblia fala de amor entre homem e mulher?
Mas é claro que sim!
Enquanto o mundo fala muito sobre paixão e amor verdadeiro, alguns acham que Deus fica vermelho ou gagueija quando toca em assuntos românticos. Nada mais distante da verdade! Deus não somente fala sobre a paixão romântica, foi Ele quem a criou e abençoou. Não é de estranhar que Ele dedicou um livro inteiro da Bíblia sobre esse assunto . . . o livro conhecido como o "Cântico dos Cânticos" (ou Melhor dos Cânticos) ou seja, o livro de CANTARES.
Alguns na história da igreja têm "alegorizado" este livro (imaginando que sua mensagem só fala do o amor de Deus para com Israel, ou talvez um tipo da "paixão" entre Cristo e Sua igreja). Mas nada é mais normal do que uma palavra divina sobre o mais importante dos relacionamentos humanos. Deus se interessa, sim, no desenvolvimento do amor matrimonial, inclusive o "namoro", as núpcias, a lua-de-mel e o cotidiano de vida a dois. Deus fala, sim, sobre amor e paixão, e não gagueija!A mensagem do livro fica clara: Deus criou e abençoou o amor verdadeiro entre um homem e uma mulher. Mas quais as características desse amor? Como identificá-lo? Como distinguir entre "paixão" superficial e amor genuíno? Essas perguntas perturbam adolescentes e jovens à procura do seu "príncipe encantado". Complicam a vida dos pais que desejam orientar seus filhos no caminho espinhoso do amor.O livro de Cantares identifica muitos elementos do amor verdadeiro, mas dois se destacam. O amor verdadeiro sabe ESPERAR e o amor verdadeiro é EXCLUSIVO. Vamos investigar cada característica à luz do livro mais romântico da Palavra de Deus.
Há muitas "estrofes" no "Cântico dos Cânticos", mas somente 2 frases repetidas como "refrão" no livro. Cada frase se encontra exatamente três vezes, espalhadas no início, meio e fim do livro. Servem como "coros" que ecoam a mensagem do livro.O primeiro refrão simplesmente diz "não acordeis nem desperteis o amor, até que este o queira". A frase aparece pela primeira vez em 2:7: Conjuro-vos, ó filhas de Jerusalém, pelas gazelas e cervas do campo, que não acordeis nem desperteis o amor, até que este o queira. Mais tarde se repete em 3:5 e 8:4. Três vezes, em momentos de intensa paixão entre a noiva e o noivo, ela exorta suas amigas sobre a natureza do verdadeiro amor. O amor verdadeiro sabe esperar, e por isso, pode desfrutar ao máximo as delícias que Deus sempre tencionou para o casal. Amor verdadeiro não é precipitado, precoce, adiantado ou impaciente. Não precisa manipular as circunstâncias para "ganhar" o amor. Não precisa seduzir para chamar atenção para si mesmo. Não precisa "se entregar" com medo de perder o amado.
a) Espere o amor verdadeiro! Não ceda às pressões de ser precipitado no ficar, no namorar, no noivar, no casar. É difícil esperar, às vezes parece difícil demais, mas Deus não permitirá que você seja tentado além da sua capacidade de suportar.
b) Confie na soberania de Deus-Ele tem tudo sob controle, e tem um tempo determinado para você. Não pense que será um "encalhado" para o resto de sua vida se não "fazer a coisa acontecer". Deus ama você, e tem um plano maravilhoso para sua vida!2) Para Pais:
a) Leve em conta a seriedade das emoções e dos sentimentos de seus filhos. São verdadeiros, mesmo que impensados às vezes.
b) Mantenha portas abertas para conversar, aconselhar e dialogar com seus filhos sobre relacionamentos românticos e especialmente sobre a pureza moral.
c) Proteja o coração dos seus filhos! Seja o "guardião da porta" do jardim deles (Ct 4:12). Saia com seus filhos em particular para conversar e OUVIR sobre questões do coração.Acima de tudo, lembre-se de que Deus reserva os maiores prazeres românticos para aqueles que saibam esperar o tempo dEle! Mas mágoas e ressentimento esperam os que adiantam o tempo de Deus nos relacionamentos à dois.No próximo artigo, descobriremos o segundo elemento do amor verdadeiro, a EXCLUSIVIDADE.
2:16 O meu amado é meu, e eu sou dele; ele apascenta o seu rebanho entre os lírios.
(É interessante notar que, no argumento do livro, a noiva fala da exclusividade do seu amor, guardado ANTES da consumação do casamento. Ele se reservou exclusivamente para o amado.)
O refrão se repete mais duas vezes no livro:
6:3 Eu sou do meu amado, e o meu amado é meu; ele pastoreia entre os lírios.
7:10 Eu sou do meu amado, e ele tem saudades de mim.
O princípio não pode ser mais claro-no plano perfeito de Deus, EU NÃO SOU MEU-- EU PERTENÇO A OUTRO! Cantares usa a figura de um jardim para descrever a noiva que soube guardar seu coração até o casamento "Jardim fechado és tu, minha irmã, noiva minha, manancial recluso, fonte selada" (Ct 4:12). Mais tarde, o texto a descreve como sendo um muro, resistente às seduções, em contraste com uma porta que deixa qualquer um entrar (Ct 8:8-10).
a. Preserve-se agora para depois! Lembre-se de que provavelmente existe alguém neste mundo com somente seu nome escrito na tábua do seu coração.
b. Confie em seus pais, parentes (em Cantares os irmãos são guardiões do coração da noiva!) e seus líderes espirituais e amigos sábios para lhe dar direção e conselho em questões do seu coração.
c. Faça um voto de pertencer exclusivamente a pessoa escolhida por Deus para você!
d. Ore pelo seu futuro cônjuge!
e. Se você já "pisou na bola" , confesse seu pecado a Deus e confie que Ele lhe dará um "novo começo". Não viva debaixo da culpa, mas na graça de Jesus.2) Para Pais:
a. Lembrem-se: A responsabilidade de proteger o jardim dos filhos é sua (Pv 23:26 Dá-me, filho meu, o teu coração, e os teus olhos se agradem dos meus caminhos.")
b. Preparem seus filhos para a exclusividade do casamento através do seu exemplo de fidelidade conjugal; ensino bíblico sobre pureza moral; vigia das amizades e dos relacionamento românticos de seus filhos.
c. Orem pelo futuro cônjuge de seus filhos!Deus não passa vergonha, nem gagueija quando fala de paixão romântica. Foi Ele quem inventou o amor, e Ele tem um plano perfeito para sua vida.
Por isso, o amor perfeito é caracterizado por Esperança e Exclusividade:
"Não acordeis nem desperteis o amor, até que este o queira."
"Eu sou do meu amado, e o meu amado é meu"
“Relaxe, deixe ir, deixar, e reconhecer que alguns de seus desejos são sobre como você acha que seu mundo deve ser, ao invés de como ele está nesse momento. Torne-se um observador astuto … julgar menos e ouvir mais.Tire um tempo para abrir sua mente para o mistério fascinante e incerteza que todos nós experimentamos “
Wayne W. Dyer
Não fui eu que ordenei a você? Seja forte e corajoso! Não se apavore nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar".
Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.

"Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.
E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará".
"Eu disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo".

Respondeu Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.
Entregue o seu caminho ao Senhor;
confie nele, e ele agirá:
A tua palavra é lâmpada
que ilumina os meus passos
e luz que clareia o meu caminho.
Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade,

Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas serão acrescentadas a vocês.
Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.
"Peçam, e será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta será aberta.


Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e as intenções do coração.















